Festas de Aniversário - origem e curiosidades
- Amanda Machado
- 9 de nov. de 2016
- 3 min de leitura
A maioria de nós adora comemorar aniversários. Eu amo! Mas já parou para se perguntar de onde surgiu isso?! Andei pesquisando...

O hábito de comemorar o dia do nascimento surgiu na Roma antiga. Antes disso, já se faziam oferendas, como o bolo, mas não havia uma festividade propriamente dita. Nessas sociedades antigas, as comemorações de aniversário eram apenas para às classes sociais de elite e aos deuses. Tantos os egípcios como os gregos restringiam essas festividades apenas aos faraós e deuses. Já os romanos permitiam essas celebrações apenas ao imperador, à sua família e aos senadores.
Na Idade Média, as pessoas tinham uma crença na existência de espíritos bons e de espíritos maus. Todos tinham medo que esses espíritos maus causassem mal ao aniversariante no seu dia de nascimento. Então ele ficava rodeado pela família e pelos amigos, cujos votos de felicidade e sua própria presença, o protegeriam contra os perigos. A oferenda de presentes resultava numa proteção mais forte e quando acompanhada por uma refeição em conjunto ajudava a invocar a presença dos espíritos bons.
Por ser ligada a superstições, a tradição foi inicialmente considerada pagã pela Igreja Católica. No século V, a instituição adotou a comemoração quando passou a celebrar o nascimento de Jesus.
Com o tempo esse hábito chegou à Alemanha, na Idade Média, onde os camponeses festejam os aniversários dos seus filhos com um bolo, as velas em número idêntico à idade da criança e mais uma vela que simbolizava a luz da Vida.
Atualmente, nós reunimos para celebrar a conquista de mais um ano de vida e já não invocamos espíritos bons ou tentamos afastar espíritos maus. Trata-se essencialmente de um dia que se quer feliz e alegre, passado na companhia de pessoas queridas e importantes.
.:: outras curiosidades ::.
O BOLO
O item mais esperado da festa surgiu na Grécia antiga. Um bolo redondo feito de mel e pão representava a Lua Cheia e era levado ao templo de Ártemis, a deusa da Lua, como oferenda. Naquela época, as fases lunares serviam como calendário para o homem e cultuar a deusa era uma forma de pedir proteção. A receita grega era uma mistura de mel e pão
AS VELAS
Assim como o bolo, as velas de aniversário também têm origem grega. Aludindo ao brilho e à luz da Lua, uma delas era colocada sobre o bolo ofertado para Ártemis. Alguns povos acreditavam que a luz espantava os maus espíritos e que a fumaça levava as preces até o céu.
PRESENTES
Na Roma antiga, na noite do aniversário, presentes e objetos de proteção eram espalhados em volta do aniversariante para afastá-lo do mal – eram uma forma de amuleto. Os familiares e amigos se reuniam e entregavam os objetos às crianças. A tradição evoluiu para o costume atual de presentear a pessoa com algo de que ela goste.
CARTÕES
Os ingleses foram os pioneiros no envio de cartões, no começo do século 20. A ideia não era só desejar bons votos, mas também pedir desculpas por não comparecer ao aniversário da pessoa. Isso porque faltar à festa sem dar satisfações era (e ainda é) considerado uma extrema falta de educação pelos britânicos.
BALÕES DE FESTA
Inventados a partir de experiências com gases no século 19, os balões foram incorporados aos aniversários por serem considerados divertidos para as crianças. Aliás, acredita-se que balões feitos de tripas de animais foram os primeiros brinquedos inventados. O ato de fazer barulho também era um costume antigo para espantar os maus espíritos.
PARABÉNS PARA VOCÊ
O “Parabéns a Você” é uma adaptação da melodia “Bom Dia a Todos”, criada por duas irmãs professoras em uma escola em Louisville, nos EUA, no fim do século 19. A canção só ganhou a letra de feliz aniversário em 1912 e, hoje em dia, é cantada em mais de 30 idiomas. A versão brasileira foi composta pela poetisa Bertha Celeste Homem de Mello em 1942.
DOCES
Os doces oferecidos na festa variam de acordo com a cultura local. No Brasil, o brigadeiro ganhou esse nome graças ao brigadeiro Eduardo Gomes, político que disputou a presidência em 1945. As eleitoras e fãs criaram o doce que levava seu nome para ganhar votos. Nos EUA, servem-se cupcakes e, no Reino Unido, bolinhos com geleia
Ficou curioso sobre como são comemorados os aniversários ao redor do mundo? Se inscreve aqui no Blog porque estou preparando uma série de posts bem legais :)
Alguns dos sites onde pesquisei :
http://origemdascoisas.com/a-origem-do-aniversario/
http://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/aniversario.htm
http://mundoestranho.abril.com.br/
Comments